Como a PNL pode ajudar?

Como a PNL pode ajudar?

                                    Como a PNL pode ajudar

Perda de emprego
Se você está desempregado, já deve ter percebido que o fato de perder o emprego (e suas possíveis implicações financeiras) não é o único motivo para preocupação. Em geral, essa situação faz com que você se sinta desmotivado e desanimado. Por isso, muitas pessoas ficam pensando no problema e se esquecem de focar na solução, ou seja, deixam de agir. Uma das técnicas da PNL indicada para um acontecimento como esse é trabalhar, principalmente, a autoconfiança de quem está na situação. A Time Line é outra estratégia que pode ajudar. Com ela, a pessoa estabelece suas metas em uma linha do tempo. O objetivo será programado na mente, por meio de um relaxamento conduzido pelo terapeuta e, a partir disso, o inconsciente passa a trabalhar para que, naquela data específica, a pessoa realize o que planejou

Fim de um relacionamento
Quando uma relação acaba, muitos acreditam que nada poderia ser pior e que aquilo é o fim. Porém, a verdade é que esse momento pode ser o término de um ciclo, mas não o fim definitivo. Por isso, antes de tudo, a PNL trabalha a auto-estima da pessoa, a fim de melhorar a forma como enxerga a si. Se ela estiver pronta para uma nova relação, a dica é realizar o Gerador de Novos Comportamentos (GNC), uma técnica da PNL que ensina a não levar para relacionamentos futuros os comportamentos negativos das relações do passado

Brigas com familiares
É no seio familiar que nos permitimos ser verdadeiramente nós, pois sabemos que por mais que briguemos, a chance de reconciliação é maior. Porém, discussões por coisas consideradas bobas devem ser evitadas. A PNL sugere uma estratégia de compreensão para permitir que as pessoas estejam aptas a entender que, em um ambiente familiar, existem indivíduos focando as atenções em interesses diferentes e, por isso, o choque é inevitável.

Problemas de saúde
A descoberta de um problema de saúde abala as estruturas emocionais de qualquer pessoa, e muitas se perguntam se existe luz no fim do túnel. A PNL indica que após a consulta com um médico para fazer o tratamento específico, é essencial manter o pensamento positivo, pois nosso corpo reage de acordo com aquilo que pensamos. Em casos de doenças psicossomáticas, é possível, ainda, aplicar uma técnica para identificar a causa do distúrbio e eliminar os seus efeitos, conhecida por Gestalt

Falecimento de um amigo ou parente
O falecimento de alguém próximo faz com que a pessoa tenha de lidar com emoções que não saiba que existiam. A saudade, o vazio e até mesmo na culpa são sentimentos presentes no cotidiano de quem viveu a perda. A PNL sugere a quem passa por essa situação que analise se fez tudo o que poderia ter feito por quem amava. Permita-se agradecer, pedir perdão ou perdoar que já se foi. Se ainda permanecer sentimento de culpa, procure um profissional, pois isso pode levar a conseqüências maiores, com o tempo.

Dificuldades financeiras
Pessoas com dificuldades de organização, certamente não sabem como administrar seu dinheiro. Se você tem o hábito de comprar sem saber como vai pagar, terá problemas e muitas dívidas. Para evitar as contas em cascata, organize-se. Use um planejamento separando coisas importantes, urgentes e eventuais. Separe suas contas e necessidades entre três etapas e, depois, comece a resolver pela ordem, deixando por último as eventuais.

Traições
A traição pode fazer com que alguém se sinta a pior das pessoas, e também pode levá-la a descobrir um lado do outro que desconhecia. Em muitos casos, quem foi traído se torna amargo, não consegue reconsiderar as opiniões e sofre com a baixa auto-estima. Uma tática que pode ajudar quem passou por isso é a Swich, em que você substitui o evento real por aquilo que gostaria que tivesse ocorrido, colocando algo positivo no lugar do negativo.

Cansaço/estresse
Chega uma hora em que o corpo e o estado emocional de uma pessoa sobrecarregada de atividade reclamam. O cansaço e/ou estresse exigem que Lea desacelere e passe a respeitar seus limites. Nesses casos, a PNL indica, como estratégia, alguns exercícios de relaxamento que dão ótimos resultados, pois 15 minutos da técnica conduzida equivalem a duas horas de sono.

Pessoas em busca de um grande amor
Na maioria das vezes, mulheres dos 28 aos 35 anos, que ainda não conseguiram achar o par ideal, enxergam isso como um problema. A grande questão é que, em muitos casos, ela começa a se culpar, fazendo uma imagem distorcida de si. Por isso, a PLN trabalha a auto-estima e a definição do que a pessoa realmente quer. Para aqueles que vivem situações repetidas em relacionamentos diferentes, é indicada a Desintegração de âncora, uma técnica que apaga a relação de causa e efeito do inconsciente de um indivíduo, para que ele consiga iniciar uma nova relação sem os vícios das anteriores.

Gerenciamento de pessoas
Antes de tudo, quem gerencia pessoas precisa sentir-se bem consigo. Suas decisões recaem sobre os demais e, por isso, se o líder estiver com problemas pessoais, eles afetarão a decisão. Além disso, um bom líder precisa entender que os comportamentos, humores e pessoas são diferentes, e saber trabalhar com as diversidades (e adversidades). Por isso, o Círculo de Excelência é a técnica da PNL mais indicada. Ela trabalha com conceitos de confiança, compreensão, cooperação e determinação de cada pessoa.

 

 

Entrevista com Madalena Junqueira e outros profissionais de PNL, publicada na Revista PSICHÊ, em setembro de 2006.

Carlos Santos

Master Practitioner em PNL

Hipnólogo

Jornalista

Coaching

 C.C